Harold Emert

Oboísta e compositor brasilo-norte-americano

Oboísta e compositor norte-americano-brasileiro
Nascido e educado em Nova York, naturalizado brasileiro, oboísta e compositor Harold Emert começou seus estudos com Ronald Roseman (CUNY e Yale), Lois Wann (Julliard School of Music) e Harold Gomberg (NY Philharmonic), graduando-se com um bacharelado em Artes pela Aaron Copland School of Music (antiga Queens College em Nova York) ganhando seu Mestrado (estudos com Albert Goltzer, NY Filarmônica). Em 1973, ele obteve um diploma de Artistas do Freiburg Hochschule fur Musik após dois anos de estudo como o primeiro estudante nascido nos Estados Unidos com o virtuoso suíço Heinz Holliger.
Depois de tocar com a Sinfônica Americana com Leopold Stokowski, incluindo como solista (Concerto Cimarosa), ele assumiu posições com a Orquestra de Radiodifusão Sul-Africana (SABC), com o corne inglês solo com a Filarmônica de Israel com Zubin Mehta em turnê por festivais europeus e com a Orquestra de Rádio Saarbrucken da Alemanha.
Ingressou na Orquestra Sinfônica Brasileira em 1973 como primeiro oboísta em turnê pela Europa e Estados Unidos, com o maestro Isaac Karabtchevsky e tocou com maestros ilustres como Kurt Masur, Lorin Maazel, Rostropovich e Jean Pierre Rampal.
Como oboísta da orquestra, Emert acompanhou grandes solistas como os violinistas Salvatore Accardo e Boris Belkin, os pianistas Martha Argerich, Nelson Freire, Claudio Arrau, o flautista Rampal e o violoncelista Rostropovich, além dos três tenores, Pavarotti, Placido Domingo e José Carreras, entre outros.
Em 1977 seu Trio Música Viva com o flautista Norton Morozowicz e a pianista Norah de Almeida, estreou no então chamado Carnegie Recital Hall em Nova York recebendo aclamação da crítica.
Após 23 temporadas na Sinfônica Brasileira, Harold ingressou na Orquestra Municipal de Balé e Ópera do Rio de Janeiro, foi o primeiro oboísta por uma temporada agradável com a OSPA, a Orquestra Sinfônica de Porto Alegre e encerrou oficialmente sua carreira orquestral profissional após dez anos na Orquestra Nacional Brasileira.
Ele realizou recitais em todo o mundo, incluindo em toda a América Latina, Sudeste Asiático Cingapura, Hong Kong, Índia, Taiti, Brunei, Nova Zelândia e Austrália e participou como recital em seis conferências da International Double Reed Society (IDRS).
Emert tem seis CDs solo gravados, numerosos vídeos em seu próprio canal no YouTube e mais de sessenta composições, incluindo um concerto duplo para violino e oboé que foi realizado com sua participação na convenção do IDRS em Melbourne Austrália.
Seu interesse especial é tocar, gravar e promover a música e compositores brasileiros.
Ele continua realizando recitais no Brasil e como o primeiro oboísta da Orquestra Rio Camerata.

Concertos solo: 

Gravações em CDs:

Gravações para filmes: 

Ballet:

Com a Orquestra Sinfônica Brasileira (e maestro Isaac Karabtchevsky):

Oboísta e corne inglês com a Orquestra Sinfônica Nacional da UFF (Maestro Ligia Amadio) – Compositores brasileiros incluindo:

Programa da Rádio MEC FM de Lauro Gomes:

Música pop – Gravações com:

Harold Emert lecionou na Escola Pro Arte Música, na Academia Belas Artes, em Curitiba, e nos Festivais de Curitiba e Londrina. Seus alunos no Brasil incluíram Alex Klein, ex-primeiro oboé da Orquestra Sinfônica de Chicago, Rodrigo Rodrigues, professor da Academia Hanns Eisler (Berlim), Pierre  Descaves, solista e oboísta da orquestra da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Lia  Gandelman, ex-corne inglês solo no Teatro Municipal do Rio, Magda Pompeu, Orquestra Nacional do Brasil e Fernando Tha, oboísta solo da Orquestra Curitiba e Thiago Duarte, da banda Militar Filarmônica do Rio.

Emert tocou com a pianista brasileira Aleida Schweitzer e Richard Meek, fagotista americano, no Petit Palais Rothschild (Embaixada do Brasil) em Viena, em 29 de setembro de 2022 um programa com obras de Sigismund Neukomm, compositor austríaco que residia no Rio de Janeiro (1815- 1821) e a composição do próprio Harold “Corner Waltz”.